Ter, 12 de Dezembro de 2017
Banner
NewsLetter

Informações da Profissão Fonoaudiólogo:

"A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição." (Fonte: Plenário do CFFa durante a 78ª SPO - março de 2004.)

O fonoaudiólogo é o profissional da área da saúde responsável pela reabilitação dos distúrbios e das "doenças" da comunicação (problemas na voz, na fala, na linguagem), além de ser capaz de promover um modo de comunicação sadio e eficaz.

Ele pode atuar sozinho ou em conjunto com outros profissionais da saúde em pesquisas, prevenção, avaliação e terapia na comunicação oral, escrita, voz e audição. As cinco principais áreas de atuação são  Audiologia, Linguagem, Motricidade Orofacial, Voz e Saúde Coletiva.

Audiologia

Realiza exames audiológicos para verificar se a audição dos pacientes está boa ou não; seleciona e adapta aparelhos de surdez e pode habilitar ou reabilitar deficientes auditivos. Também atua em pacientes com labirintite e junto com o Otorrinolaringologista participa da cirurgia de implante cóclear fazendo exames antes e depois do implante pra saber se o aparelho reagiu bem ao paciente além de indicar ao Otorrino aonde colocar o aparelho na orelha do paciente.

Linguagem
Estuda problemas relacionados com o aprendizado da língua, habilita crianças com atraso ou deficiência de linguagem ou pacientes que adquiriram a linguagem mas a perderam por algum motivo, a exemplo de quem sofreu derrame cerebral.

 
Motricidade Orofacial
É a área que estuda a musculatura da face, boca e língua. Soluciona problemas relacionados á: sucção, mastigação, deglutição, respiração, posicionamento da língua de modo errado, dificuldade ou impossibilidade de deglutir alimentos de forma segura que são chamadas de disfagias, trata também do mau alinhamento dentário quando a músculatura é flacida também tratando de pacientes com bruxismo.

 
Voz
O profissional que atua nessa área pode não só prevenir os distúrbios da voz como melhora-la. Como quando se torna áspera, rouca ou de difícil emissão. Também trabalhar com idosos, ensinando-lhe exercícios para estimular e tonificar a musculatura facial, qualidade da voz e o uso adequado da respiração ao falar.

 
Saúde Coletiva
O profissional que atua nessa área tem como foco a atuação fonoaudiológica no setor público e privado, voltado para uma população específica. É necessário domínio de Epidemiologia, Gestão Pública e Privada, além dos conhecimentos específicos na área da Fonoaudiologia.

 

A função desta canal é fornecer para todos os interessados informações atualizadas sobre:

Legislação Brasileira: com informações sobre a legislação brasileira no que se refere aos serviços prestado por clínicas, fonoaudiólogos e médicos;

Conselhos de Fonoaudiologia: com o nome de todos os conselhos, separados por região e formas de contato;

Sindicatos de Fonoaudiologia:  com o nome de todos os sindicatos existentes no Brasil e formas de contato;

Associações: com o nome de associações que realizam pesquisa na área de audiologia no Brasil;

Código de Ética da Profissão: com o Código de Ética do Fonoaudiólogo na íntegra e atualizado de acordo com o Conselho Federal de Fonoaudiologia.

 Neste sentido, pretende-se auxiliar na democratização da informação e na disseminação do conhecimento, uma das diretrizes do fononews.